As visitas presenciais foram suspensas no Porto do Itaqui desde março, mas isso não foi motivo para que muita gente deixasse de conhecer o porto público do Maranhão. Como quase tudo nesse período, o Programa de Visitas também precisou se adaptar ao modo digital e a experiência tem dado tão certo que vem sendo referência para outras instituições, como portos e a universidade.
Uma turma do curso de Engenharia Civil da UEMA – Universidade Estadual do Maranhão, demandou um encontro mais técnico após uma visita virtual, o que resultou no webinar “UEMA e EMAP – as expectativas para os próximos anos”, que será realizado nesta quarta, 29, às 16h, com transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams.
Aberta ao público e concebida para atender os conteúdos das disciplinas Portos e Vias Navegáveis e Dimensionamento de Pavimento (da UEMA), a live vai reunir os engenheiros da EMAP, Felipe Oliveira e Charles Duailibe, e o professor João Aureliano.
Outros portos públicos do país manifestaram interesse em conhecer o programa de visitas virtual do Itaqui mais de perto. “Foi uma alegria para nós receber colegas dos portos de Imbituba e Fortaleza em nossas visitas virtuais. Poder compartilhar o modo como estamos realizando esse programa é uma forma gratificante de enfrentamento à pandemia e também demonstra que a união, nesse momento, é fundamental para seguirmos em frente”, afirma Deborah Baesse, gerente de Comunicação do Porto do Itaqui, área responsável pelo programa.
Desde junho o Itaqui vem recebendo semanalmente grupos cadastrados pelo site e de lá para cá, cerca de 300 visitantes já realizaram o passeio virtual. “Por enquanto o objetivo tem sido zerar os grupos agendados antes da pandemia e ao final dessa etapa vamos abrir novas chamadas para cadastro”, informa Deborah.
Três momentos
A visita virtual ao Porto do Itaqui é realizada em três etapas. Primeiro os participantes assistem a uma apresentação do porto, com informações institucionais e um resumo das medidas de enfrentamento ao coronavírus. Em seguida é feito um tour pela área de cais, com imagens que mostram diversas operações. Os minutos finais são dedicados às perguntas dos visitantes.
A abertura de cadastro para novas turmas será anunciada nos canais oficiais do Porto do Itaqui e pelo site (@portodoitaqui e www.portodoitaqui.ma.gov.br).