A EMAP, empresa pública responsável pela gestão do Porto do Itaqui, exerce a Autoridade Portuária no porto público do Maranhão. Em seu planejamento, tem como um dos eixos estratégicos a relação do porto com a cidade. Além de um robusto sistema de gestão ambiental, a EMAP também desenvolve e apoia projetos na comunidade, a exemplo do Manguará, no Terminal do Cujupe, e o Maranhão Mais Empreendedor, em parceria com o Sebrae. (saiba mais em www.portodoitaqui.ma.gov.br).
Nessa direção, foi implementado o Porto do Itaqui Lab, programa voltado para a inovação dentro da EMAP e na comunidade portuária, e o Porto do Futuro, Programa de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da EMAP, em parceria com a FAPEMA – Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão.
O Porto do Futuro se propõe a conceder bolsas de pesquisa a estudantes e programas de pós-graduação maranhenses, auxílios a projetos de pesquisa, programa de intercâmbio portuário e reconhecimento de artigos e trabalhos de jornalismo científico por meio do Prêmio Porto do Itaqui.
Esta Política estabelece as diretrizes, objetivos e os mecanismos de acesso aos recursos e áreas de interesse da EMAP no âmbito de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com foco nos seguintes eixos temáticos: Operações, Meio ambiente, Relação porto cidade, Desenvolvimento socioeconômico sustentável, Desenvolvimento tecnológico e Gestão Pública.