
O Porto do Itaqui foi destaque na Feira Internacional de Logística (Expolog), considerado o maior evento de logística do Norte e Nordeste. E o Itaqui, já estabelecido como um polo de desenvolvimento focado em tecnologia e práticas sustentáveis, compartilhou iniciativas que visam otimizar as operações portuárias e atrair novos negócios para o Maranhão. A Feira aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, e reuniu mais de 200 empresas nacionais e internacionais, além de 190 palestrantes.
Logo na abertura, o porto recebeu uma homenagem em reconhecimento à parceria e contribuição para o fortalecimento do setor logístico brasileiro. Em seguida, a equipe do Itaqui apresentou cases de sucesso voltados ao meio ambiente, à inovação e ao planejamento, além de participar de rodadas de negócio com outras empresas.

“Ao longo dessa edição da Expolog, mostramos como a adoção da inteligência artificial está otimizando nossas operações, detalhamos nosso Plano de Descarbonização, que une terminais e políticas públicas em prol de uma infraestrutura portuária mais verde. Estamos prontos para atrair novos investimentos e buscar as melhores práticas”, destacou o diretor de terminais externos do Porto do Itaqui, Bruno Mota.
No pilar meio ambiente, a gerente dá área, Luane Lemos, integrou o painel “A descarbonização e a logística sustentável”, compartilhando a experiência do plano de descarbonização do Porto do Itaqui, que envolve uma abordagem integrada, incluindo terminais, políticas públicas, infraestrutura e financiamento climático. Essa estratégia transforma o desafio da transição energética em uma oportunidade de crescimento e modernização.

Já no painel “Inteligência artificial gerando transformações”, o gerente de inovação, Gabriel Cassia, apresentou todas as iniciativas que o Porto do Itaqui tem com esse foco, principalmente soluções para otimizar a logística e a gestão do porto. Gabriel também apresentou o case de inovação, que agrega projetos como o programa de residência portuária, o Jovem Tech e o programa de apoio à pesquisa.

Por fim, a gerente de planejamento, Luciana Kuzolitz, realizou um panorama geral das ações do porto no painel “Novas estratégias em um planeta em transformação”. Ela citou os avanços nas operações, logística, meio ambiente, relação porto-cidade e tecnologia. Todas essas iniciativas fazem do Itaqui o porto que mais cresce no Nordeste.

Para a idealizadora e coordenadora da Expolog, Enid Câmara, o Porto do Itaqui é um ator fundamental em toda a estratégia de construção da Expolog. “O Porto esteve presente desde o começo do evento e é considerado uma âncora dentro da Expolog, fazendo parte da história da logística brasileira. É uma satisfação em ter novamente em mais uma edição”, finalizou Câmara.
