Em agenda voltada à ampliação de parcerias comerciais a nível internacional, o Porto do Itaqui apresentou suas potencialidades à delegação da Província de Hubei, da China. O encontro, promovido pela Investe Maranhão nesta terça-feira, 04/11, foi marcado pela assinatura da Carta Conforto, que formaliza o interesse mútuo em desenvolver cooperação nas áreas econômica, educacional, tecnológica e cultural. Além do Itaqui, estiveram presentes diversas secretarias de estado.
Durante o evento, foram mostradas as principais iniciativas do Maranhão nas áreas de educação, agricultura, turismo e infraestrutura portuária. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), autoridade do Itaqui, destacou os números operacionais do porto, incluindo avanços em planejamento e novos negócios.
“Esses encontros com autoridades internacionais servem para buscarmos novas estratégias de desenvolvimento para o nosso estado, mostrando o que o Maranhão tem de melhor. O Itaqui, que é hoje o Porto que mais cresce no Nordeste e é porta de entrada para o mundo, está atento às oportunidades de negócio. Por isso, a nossa gestão, representada pela presidente Oquerlina, caminha junto com o governo do Maranhão em prol de ainda mais crescimento”, explicou Isabela Lamounier, coordenadora de Planejamento e Novos Negócios do Porto do Itaqui.
O presidente da Investe Maranhão, Cauê Aragão, também destacou a importância do porto na construção desse diálogo. “O Porto do Itaqui apresentou seus indicadores como o maior porto público do Arco Norte brasileiro. Essa interação é essencial para o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e China, além de posicionar o Maranhão como uma região de grandes oportunidades, seja na exportação de grãos, fertilizantes ou em novos investimentos que impulsionem o desenvolvimento bilateral”, comunicou.
Após as exposições, a Diretora-Geral do Escritório de Assuntos Externos do Governo da Província de Hubei, Zhang Xiaomei, reforçou o interesse pela cooperação entre os dois territórios, abrindo caminho para novas parcerias.
Sobre Hubei
A província de Hubei possui um potencial de mercado na região central da China, que abrange seis províncias e uma população total próxima de 400 milhões de pessoas, sendo 61 milhões apenas em Hubei. Esse cenário representa uma ampla oportunidade para investimentos e comércio internacional, especialmente com o Maranhão, que busca ampliar sua presença nesse mercado.