Os resultados finais da operação de carnaval nos terminais de ferryboat que operam na Baía de São Marcos foram apresentados nesta quarta-feira, 25, ao Ministério Público. A Empresa Maranhense de Administração Portuária recebeu a promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, para mostrar os dados da ação determinada pelo Governo do Estado naquele período. “Estamos muito satisfeitos com a condução e os resultados obtidos no projeto do carnaval. Nós enxergamos os terminais de passageiros como um de nossos cartões de visita e é muito bom ver que a nova gestão está disposta a trabalhar junto conosco, representantes dos consumidores maranhenses, com atenção à oferta de serviços de qualidade à população”, afirmou a promotora.
A reunião contou com a presença do presidente da EMAP, Ted Lago, dos diretores de operações, José Antônio Magalhães, de Engenharia e Manutenção, Eugênio Mendonça, e do gerente de terminais externos, Glauco Vaz. “Toda a ação conjunta do carnaval foi determinada e acompanhada de perto pelo governador Flavio Dino, dado o tamanho do desafio que foi garantir, em tão pouco tempo de trabalho, a segurança e ao mesmo tempo reduzir o desconforto da superlotação dos terminais naquele período”, disse Lago.
Passaram pelos terminais entre quinta-feira, 12, e domingo, 22 de fevereiro, um total de 96.051 pessoas. A variação em relação ao carnaval de 2014, quando 83.584 pessoas fizeram a travessia, é de cerca de 15% para mais. O trabalho envolveu órgãos estaduais e municipais, como Policia Militar, a Policia Rodoviária Federal, SMTT, Detran, secretarias de estado da Cultura e da Saúde, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, além das empresas que operam nos terminais. O plano emergencial realizado no carnaval integra um projeto mais amplo de melhoria de médio e longo prazo, com ações tanto para o Terminal da Ponta da Espera quanto para o Cujupe.
E é com base na análise dos dados da ação de carnaval que já está sendo planejada a estratégia para o feriado da Semana Santa, de 3 a 5 de abril, com aumento de movimentação nos terminais desde o dia 2 (quinta-feira). A ação está focada na reorganização do fluxo de pessoas e de veículos nos terminais, com atenção às prioridades (idosos, gestantes, mulheres com crianças e pessoas com dificuldade de locomoção). “O estudo levou em consideração a melhor acomodação, fluidez e segurança para os usuários dos terminais”, explicou o gerente de terminais externos, Glauco Vaz.