Porto do Itaqui
E-OUV E-SIC DÚVIDAS FREQUENTES

20.03.2016

Diversidade cultural maranhense encanta turistas franceses

Turistas franceses desembarcaram, no sábado (18), no Porto do Itaqui, em uma escala do navio Le Lyrial, vindo de Recife com destino a Belém. Após atracarem no Porto, parte dos passageiros – 200 deles – aproveitou para conhecer as belezas naturais e a diversidade cultural da capital maranhense. A quantidade de flashes disparados durante o passeio deixou claro que os visitantes queriam levar um pouquinho de São Luís para a Europa.

A operação de desembarque do navio de passageiros foi coordenada pela equipe da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a estada do grupo em São Luís foi organizada em ação conjunta da Emap, Agência Marítima, Secretarias de Turismo do Estado e do Município e uma agência de turismo local, com apoio da Polícia Militar e da Subprefeitura da Praia Grande.

O grupo começou o passeio pela orla de São Luís, conhecendo a Avenida Litorânea e a Praia de São Marcos. Em seguida, os turistas foram para o Centro Histórico, passando pelo Palácio dos Leões, Praça Dom Pedro II e a Catedral da Sé. Na Praça Benedito Leite, o grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa esperava pelos visitantes, que demonstraram muita curiosidade pela manifestação cultural tipicamente maranhense.

Além das imagens da cidade, que fotografaram e filmaram com entusiasmo, os visitantes levaram também material impresso de divulgação das belezas e riquezas do Maranhão. O encerramento da visita foi marcado por uma apresentação do Boi Brilho da Ilha organizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) na Casa do Maranhão, no Centro Histórico.

Passeio registrado na lente e na memória

Os turistas afirmaram que a visita à capital maranhense ficará gravada na memória deles pelas belezas naturais e arquitetônicas da capital maranhense, patrimônio histórico e cultural da humanidade.

O francês Dominique Pontabric, 65 anos, prestou muita atenção à imersão na história do Maranhão durante a visita ao Palácio dos Leões. “Vou levar na memória a diferença entre a cidade velha e a cidade nova”, disse Dominique. Ele também elogiou a receptividade do povo maranhense. “Todos com quem conversei aqui foram simpáticos e muito acolhedores”, completou.

Já a turista Karin Bromilare, 59 anos, ficou entusiasmada com o passeio no Centro Histórico. Ela contou que também apreciou de modo especial a praia e as igrejas. “É muito diferente da Europa. Gostei das cores e do tambor de crioula. A música e as danças são muito bem exploradas pela cultura brasileira”, comentou.

Para a canadense Mary Anne Palmeter, que mora na Suíça atualmente, cada novo cenário era registrado em fotografias. “Gosto de ver a cidade antiga, os prédios antigos, gostei muito do que tenho visto hoje aqui. Achei tudo muito interessante”, afirmou.

Fonte: Gecom/Secap